Grupo de Leitura
sobre o grupo de leitura | notícias | arquivo

Notícias

Sessão do grupo de leitura – 19 de Dezembro de 2018: «Tanta gente, Mariana», de Maria Judite de Carvalho
Notícia dez. 2018

  • «Tanta Gente Mariana», de Maria Judite de Carvalho, no Encontro de 18 de Dezembro

Com «Tanta gente, Mariana», de Maria Judite de Carvalho, a apreciar no dia 19 de Dezembro, o grupo de leitura do Clube do Pessoal EDP fecha mais um ano em pleno, o oitavo desta aventura preciosa de Leitores e Colegas, animados pelo apreço aos livros, à partilha de ideias e ao convívio cultural, valores comuns à edificação de um espírito são, fortalecedor de um ambiente empresarial mais humanizado, mais resiliente e mais culto.

Num périplo por Autores bem especiais – Raul Brandão, Llosa, Erich Maria Remarque, Natália Correia, Abelaira, Germano Almeida, Murilo de Carvalho, Cervantes – e obras significativas das letras de língua portuguesa e mesmo da Literatura Ocidental, iniciámos 2018 com revisitação de textos clássicos, do teatro grego e romano, e percorremos temas – Maio de 68, no cinquentenário – e lugares memoráveis – de Lisboa, retratada em diferentes épocas, aos confins do Rio da Prata, entre o Brasil e o Paraguai, e às fantásticas Ilhas de Cabo Verde.

Em Novembro, descobrimos «Um rei na manga de Hitler», intriga reveladora dos complexos maquiavelismos do famigerado tirano. Mas o livro revelou-se ainda mais interessante porque a sessão contou com a participação do Escritor. José Goulão manteve alguns trunfos em segredo, mas partilhou, com bonomia e amabilidade, os meandros de política, diplomacia e espionagem que Lisboa sediava em vésperas da II Guerra Mundial. Também transpareceu algumas motivações e esforços de registo da memória, através da tradição oral e da pesquisa jornalística, em literária aliança com a inventiva e a organização de episódios ocorridos em diferentes épocas e lugares, porventura com traços autobiográficos. Assim, em boa hora deu corpo a uma recomendável trama internacional em que Portugal teve papel bem mais relevante do que se imaginaria, porventura decisivo para o curso da Guerra, da História e das possibilidades de paz, democracia e liberdade, na Europa – Portugal, bem sabemos, teve de esperar muito – e no Mundo.

Como habitualmente, a sessão de Dezembro é ainda aberta à Poesia e, com justa moderação, a um brinde festivo, cultural e associativo. Boas leituras.

›  Arquivos

Outros destaques

Grupo de Leitura
Partilhar opinião e espalhar ideias...

O Grupo de Leitura reune-se às quintas feiras às 18h30 da quarta semana de cada mês
Os encontros são realizados nas instalações do Clube EDP Lisboa.
Para participar basta ser sócio do Clube.

› Boletim de Inscrição (.pdf)
› Para mais informação contacte-nos!

 


x